segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Enfermagem Aldo ferreira

A NOVA IDENTIDADE DO DOADOR DE SANGUE DE SÃO PAULO
Todo cidadão que doar sangue em um dos postos da Fundação Pró-Sangue, do Hemocentro de São Paulo, vai receber uma medalha de aço escovado e personalizada com o seu nome, RG e tipo sanguíneo.

De acordo com o médico da Fundação e que trabalha na administração das transfusões, Dr. Carlos Roberto Jorge, a medalha será, ao mesmo tempo, uma forma de identificação e uma homenagem àqueles que doam sangue. “Entre outros benefícios que a gente dá para um ato tão nobre, como a doação de sangue, há o sentido da gente presentear esse doador com uma medalha”, declara o médico.

Além disso, as pessoas que a usarem permitirão uma identificação mais rápida em casos de acidente. “Onde
quer que essa pessoa se acidente, há essa segurança, porque vai ter sua tipagem sanguínea”, explica Dr. Carlos Roberto.

Ao comentar sobre a queda em 40% do estoque do banco de sangue, no mês de setembro, conforme, dados da Secretaria de Saúde do estado, o médico explica que um dos motivos é o frio e alerta que a necessidade de doação é contínua. “As pessoas saem menos de casa no frio e saem para atividades obrigatórias. A doação cai por esse motivo, mas a exigência de transfusão de sangue continua a mesma. Os acidentes continuam da mesma maneira, a violência da mesma maneira”, esclarece.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde e apresentar o documento de identidade no momento da doação.

Dr. Carlos Roberto também faz um apelo para que a população compareça aos postos e contribuam com a missão de salvar vida. “Nós pedimos a consciência da população. E a gente pensa naqueles pacientes que estão internados e necessitam ser transfundidos, eventualmente de emergência, correndo risco de morte. Para isso, nós aqui do banco de sangue, precisamos estar bem estocados. Então, com certeza, nós vamos salvar vidas”, ressalta.

No Hemocentro de São Paulo, as doações podem ser feitas das 7h às 19h, durante a semana, e aos sábados, domingos e feriados de 8h às 18h. Maiores informações sobre quem pode doar, endereços dos postos de coleta e horários de atendimento podem ser consultadas através do “Alô Pró-Sangue” (0800-55-0300) ou pelo
site da entidade.

Nenhum comentário: